ARILSON JOSÉ GALLO
Tema: “Pausa” – Moacyr
Scliar
Público Alvo:
Alunos do Oitavo Ano
Local:
- Sala de Aula
- Quadra da Escola
Material:
- Cópias do Texto
- Uma varinha grande para
simular ponteiro das Horas
- Uma varinha menor para
simular ponteiro dos minutos
- Números de um a doze,
recortados em cartolina ou papel cartão
Habilidades:
-
Reconhecer, analisar e inferir elementos da narrativa.
- Compreender o
funcionamento do texto narrativo
-
Reconhecer elementos conotativos do texto
Aquecimento/Preparação:
-
Separar o texto em 24 partes (12hs para o dia e 12 para noite).
-
Entregar o texto com partes numeradas para os alunos
Antes
da Leitura:
-
Separar os alunos em 13 duplas, considerando a DIVERSIDADE do aprendizado da
sala.
-
Realizar em dupla a leitura dos textos.
-
Explicar que cada dupla ou aluno ficará responsável por uma hora e que uma
dupla ficará responsável pelos ponteiros do relógio.
-
Orientar as crianças de modo que cada dupla encontre o seu lugar no relógio.
-
Fazer a leitura do texto trabalhando a ideia de pausa trazida no texto: entre
uma hora e outra, entre um minuto e outro, as pausas da vida.
Obs.: Enquanto é feita a leitura do
texto, a dupla responsável pelos ponteiros deve ir mudando as horas do relógio,
caso resolvam parar a leitura do texto pode ser interrompida, receber uma
pausa.
-
Refletir com o aluno as demais questões que podem ser encontradas no texto
neste momento.
Depois
da Leitura:
-
Convidar as crianças para voltarem para sala e ao chegarem o professor faz um
rápido debate com os alunos e pede para que um faça um desenho ou um relato de
como gostaria que fossem as suas pausas.
-
Fazer uma comparação entre a metáfora do jogo realizado em quadra com a vida.
Encerrar a atividade com uma “Moral” para linguagem metafórica assumida pelo
texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário