quinta-feira, 20 de junho de 2013

Contribuição do Professor
ARILSON JOSÉ GALLO

Tema: “Pausa” – Moacyr Scliar



Público Alvo: 
Alunos do Oitavo Ano

Local:
- Sala de Aula
- Quadra da Escola

Material:

- Cópias do Texto
- Uma varinha grande para simular ponteiro das Horas
- Uma varinha menor para simular ponteiro dos minutos
- Números de um a doze, recortados em cartolina ou papel cartão

Habilidades:

- Reconhecer, analisar e inferir elementos da narrativa.
- Compreender o funcionamento do texto narrativo
- Reconhecer elementos conotativos do texto

Aquecimento/Preparação:

- Montar na quadra da escola um relógio com o material indicado.
- Separar o texto em 24 partes (12hs para o dia e 12 para noite).
- Entregar o texto com partes numeradas para os alunos

Antes da Leitura:

- Separar os alunos em 13 duplas, considerando a DIVERSIDADE do aprendizado da sala.
- Realizar em dupla a leitura dos textos.
- Explicar que cada dupla ou aluno ficará responsável por uma hora e que uma dupla ficará responsável pelos ponteiros do relógio.


- Orientar as crianças de modo que cada dupla encontre o seu lugar no relógio.
- Fazer a leitura do texto trabalhando a ideia de pausa trazida no texto: entre uma hora e outra, entre um minuto e outro, as pausas da vida.
Obs.: Enquanto é feita a leitura do texto, a dupla responsável pelos ponteiros deve ir mudando as horas do relógio, caso resolvam parar a leitura do texto pode ser interrompida, receber uma pausa.
- Refletir com o aluno as demais questões que podem ser encontradas no texto neste momento.

Depois da Leitura:

- Convidar as crianças para voltarem para sala e ao chegarem o professor faz um rápido debate com os alunos e pede para que um faça um desenho ou um relato de como gostaria que fossem as suas pausas.
- Fazer uma comparação entre a metáfora do jogo realizado em quadra com a vida. Encerrar a atividade com uma “Moral” para linguagem metafórica assumida pelo texto.