quinta-feira, 20 de junho de 2013

Contribuição da Professora
LUCIANA VENEZIANI MORALES PEBONE


Tema: “Avestruz” – Mário Prata
 (Interdisciplinar)



Público Alvo:
 - Alunos do Sexto Ano

Materiais e Recursos


- Cópias do Texto
- Gravuras com animais de estimação
- Lápis de cor
- Papel para desenho
- Sala de Informática

Habilidades:

- Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto
- Fruir esteticamente objetos culturais
- Pesquisar elementos constitutivos da descrição
- Produzir texto com organização descritiva
- Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas através de elementos conotativos
- Transpor a linguagem verbal para o desenho
- Distinguir e utilizar conceitos sobre a linguagem do desenho e suas conexões com as diferentes linguagens.

Aquecimento/Preparação:

- Planejamento prévio e estudo do texto e da atividade com professor da disciplina de Artes.

Antes da Leitura:

Primeiro Momento:
Participação do Professor de Artes *

- Trazer o conceito de animal de estimação;
Fazer o levantamento dos tipos de animais de estimação que os alunos conhecem;
- Desenhar o animal de estimação e, se for o caso, desenhar o animal de estimação que gostaria de ter;*
- Montagem de um painel com os desenhos dos animais de estimação dos alunos*;
-Fazer uma tabela, enumerando a quantidade dos animais de estimação (quantos cachorros, gatos, etc.) Ver observação no final do plano de aula.

Segundo Momento:

- Pesquisar na internet a respeito da avestruz (tamanho, peso, altura, habitat, hábitos, alimentação, etc.);
- Apresentar o filme do Pato Donald com Avestruz:


- Discussão oral: questionar os alunos se a avestruz poderia ser um animal de estimação

Durante a Leitura:

- Leitura em duplas, ou seja, o aluno com mais dificuldade e um aluno com menos dificuldade, lendo um para o outro;
- Leitura compartilhada do texto, com interferência do professor, checando as hipóteses feitas pelos alunos.

Depois da Leitura:


- Desmontar o painel de desenhos, colocando numa caixa e realizar um sorteio entre os alunos dos desenhos;
- Cada aluno faz a descrição escrita, a partir da ilustração sorteada. (OBS: Se a escrita de algum aluno não for clara, solicita-se ao aluno que leia o que escreveu e o professor o ajuda a transcrever para a escrita convencional);
- Remontagem do painel apenas com as figuras;
- Leitura oral da descrição. A classe tenta descobrir a qual animal se refere e, posteriormente, coloca-se a descrição ao lado da imagem.

Obs.: Para envolver outra disciplina, sugerimos que a elaboração da pesquisa e da tabela possa ser feita pelo professor de Matemática, com um terceiro momento para o antes da leitura