ELAINE CRISTINA LEDA LOPES
Tema: "Avestruz" - Mário Prata
Público Alvo:
Alunos do Sétimo Ano
Material:
-
Cópias do Texto
-
Data show
- Dicionários de Línguas
Portuguesa
-
Folhas de sulfite e lápis de cor
Competências e habilidades:
-
Reconhecer e identificar os elementos da narrativa;
-
Reconhecer e identificar as caracterísitcas do gênero crônica;
-
Uso do dicionário para ampliação de vocabulário;
-
Elaborar parágrafo descritivo;
-
Explorar a elaboração de opinião;
-
Utlizar os recursos para a escrita de um parágrafo argumentativo.
Aquecimento/Preparação:
- Levantamento de conhecimentos prévios sobre o tema
do texto:
-
Perguntar aos alunos se eles já tiveram um animal de estimação;
-
Fazer um levantamento dos animais de estimação mais citados pelos alunos;
-
Perguntar se eles conhecem alguma história ou se já ouviram falar de animais de
estimação exóticos;
-
Explorar o sentido da palavra exótico.
Antes da Leitura:
-
Projetar o texto no data show para realizar uma leitura compartilhada
-
Após a leitura do título, perguntar aos alunos se eles conhecem um avestruz;
Ex: Você sabe o que é um avestruz?
-
Exibir o desenho animado do Pato Donald com um avestruz:
Durante a Leitura:
-
Fazer a leitura compartilhada do texto, com o professor enfatizando palavras
desconhecidas, os elementos da narrativa e as características do gênero crônica
presentes no mesmo;
-
Fazer levantamento das palavras desconhecidas, montando um vocabulário com a
ajuda do dicionário.
Depois da
Leitura:
Discussão
sobre a opinião dos alunos sobre o texto;
Fazer
levantamento das palavras desconhecidas, montando um vocabulário com a ajuda do
dicionário;
-
Questões de entendimento do texto:
a)
Quem narra a história?
b)
Que tipo de texto é esse? Narração, descrição ou um texto de opinião?
c)
A que gênero pertence o texto Avestruz?
d)
Onde reside o menino?
e)
Qual o motivo da indignação da mãe quanto ao presente ofertado?
f)
Quais as características da crônica?
g)
Qual era a verdadeira intenção do garoto ao fazer esses pedidos?
Avaliações:
Produção
Escrita
- Pedir que os alunos produzam um parágrafo
descritivo sobre o avestruz e que pode ser ilustrado se quiserem
- Pesquisar sobre o avestruz e reescrever o trecho,
mudando a descrição utilizada pelo autor Mário Prata pela descrição
informativa. Observar qual das descrições deixou o texto mais interessante.
- Imagine que o animal de desejo do menino seja um
leão. Seguindo o exemplo do autor, elabore um parágrafo argumentativo,
convencendo o menino a mudar de opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário