quinta-feira, 20 de junho de 2013

Contribuição da Professora
ELAINE CRISTINA LEDA LOPES

Tema: "Avestruz"  - Mário Prata



Público Alvo:

 Alunos do Sétimo Ano

Material:
                                            
- Cópias do Texto
- Data show
- Dicionários de Línguas Portuguesa

- Folhas de sulfite e lápis de cor


Competências e habilidades:

- Reconhecer e identificar os elementos da narrativa;
- Reconhecer e identificar as caracterísitcas do gênero crônica;
- Uso do dicionário para ampliação de vocabulário;
- Elaborar parágrafo descritivo;
- Explorar a elaboração de opinião;
- Utlizar os recursos para a escrita de um parágrafo argumentativo.

Aquecimento/Preparação:

- Levantamento de conhecimentos prévios sobre o tema do texto:
- Perguntar aos alunos se eles já tiveram um animal de estimação;
- Fazer um levantamento dos animais de estimação mais citados pelos alunos;
- Perguntar se eles conhecem alguma história ou se já ouviram falar de animais de estimação exóticos;
- Explorar o sentido da palavra exótico.

Antes da Leitura:

- Projetar o texto no data show para realizar uma leitura compartilhada
- Após a leitura do título, perguntar aos alunos se eles conhecem um avestruz; Ex: Você sabe o que é um avestruz?
- Exibir o desenho animado do Pato Donald com um avestruz:


Durante a Leitura:

- Fazer a leitura compartilhada do texto, com o professor enfatizando palavras desconhecidas, os elementos da narrativa e as características do gênero crônica presentes no mesmo;
- Fazer levantamento das palavras desconhecidas, montando um vocabulário com a ajuda do dicionário.

Depois da Leitura:

Discussão sobre a opinião dos alunos sobre o texto;
Fazer levantamento das palavras desconhecidas, montando um vocabulário com a ajuda do dicionário;
- Questões de entendimento do texto:
a) Quem narra a história?
b) Que tipo de texto é esse? Narração, descrição ou um texto de opinião?
c) A que gênero pertence o texto Avestruz?
d) Onde reside o menino?
e) Qual o motivo da indignação da mãe quanto ao presente ofertado?
f) Quais as características da crônica?
g) Qual era a verdadeira intenção do garoto ao fazer esses pedidos?

Avaliações:
Produção Escrita

- Pedir que os alunos produzam um parágrafo descritivo sobre o avestruz e que pode ser ilustrado se quiserem
- Pesquisar sobre o avestruz e reescrever o trecho, mudando a descrição utilizada pelo autor Mário Prata pela descrição informativa. Observar qual das descrições deixou o texto mais interessante.
- Imagine que o animal de desejo do menino seja um leão. Seguindo o exemplo do autor, elabore um parágrafo argumentativo, convencendo o menino a mudar de opinião.