Tema: “Meu Primeiro Beijo” – Antonio Barreto (interdisciplinar)
Público Alvo:
Alunos do Oitavo Ano
Material:
- Gravuras com O beijo - Gustav Klimt, Beijo – Romero Brito e o Beijo Rodin
- Cópias do texto e cópias do poema baseado no texto de Clarice Lispector
- Folhas para desenhos dos alunos
Habilidades:
- Inferir e reconhecer os elementos da narrativa
- Produzir um texto poético
- Analisar e reconhecer as possibilidades do texto “visual”
- Distinguir e utilizar conceitos sobre as linguagens do desenho, da escultura e suas conexões com as diferentes linguagens
- Transpor a linguagem verbal para o desenho
- Reconhecer características do gênero poético
- Reconhecer os elementos conotativos do texto
- Fruir esteticamente objetos culturais
Antes da Leitura:
- O professor instigará os alunos, com as seguintes questões:
O que sugere o título do texto que vamos ler?
Alguém aqui já deu seu primeiro beijo? Como foi?
Qual seria a idade certa para se dar o primeiro beijo?
Buscando despertar o interesse da classe, o professor mostra algumas imagens relacionadas ao tema do texto:
O beijo - Gustav Klimt
Beijo – Romero Brito
Beijo Rodin
Questionamentos sobre as imagens:
Vocês conhecem essas imagens?
Já viram em algum lugar? O que sugerem? Qual delas vocês mais gostaram?
Durante a Leitura:
- Leitura compartilhada, fazendo intervenções e esclarecendo as dúvidas de vocabulário.
Questões propostas durante a leitura:
Quantos anos vocês acham que tem os personagens?
Onde eles estão no início do texto?
Como o personagem “Cultura Inútil” adquiriu os conhecimentos científicos sobre o beijo? (textos, internet, televisão...)
Depois da Leitura:
O professor propõe algumas questões de interpretação do texto para que respondam no caderno:
1) Qual o foco narrativo do texto? Comprovar com um trecho.
2) Por que a garota se refere ao garoto com os codinomes “Cultura inútil” e Paracelso”?
3) Quanto tempo teria durado o percurso do ônibus?
4) O que acontece com os personagens depois que descem do ônibus?
5) Os personagens , após a situação ocorrida no ônibus, iniciaram um namoro? Quanto tempo teria durado o relacionamento entre eles?
6) O texto pode ser considerado uma crônica? Por quê?
- O professor apresenta o poema retirado do conto “O primeiro beijo” , de Clarice Lispector, lendo-o de forma bem expressiva:
Os dois murmuravam, conversavam. Tontos!
Era o amor...
A brisa fresca entra pelos cabelos longos finos, bate no rosto;
Apenas sentir, quieto, sem pensar...
A sede começara, a garganta seca;
Na boca ardente, engulia-a lentamente...
Era morna, não tirava a sede
Que lhe tomava o corpo inteiro.
Sufocava, talvez minutos, apenas,
Sua sede era de anos...
O instinto animal, a curva...
Entre arbustos e de olhos fechados, entreabriu os olhos
E colocou a boca, colada, ferozmente no orifício:
Jorrava...
Desceu, escorrendo pelo peito até a barriga,
A vida havia jorrado.
Olhou-a nua.
Estava de pé, sozinho, coração batendo fundo...
A vida era outra, era nova,
O encheu de susto e também de orgulho;
Ele se tornara homem.
- Faz-se uma breve interpretação oral e esclarecimentos do vocabulário.
- Na sequência, o professor propõe que os alunos façam um poema com o tema dos textos lidos.
- Os alunos farão também uma produção artística relacionada ao tema. Aqui pode-se fazer um trabalho em conjunto com o professor de Arte.
- Os trabalhos serão expostos em um mural, onde os poemas e as imagens serão exibidos para toda a escola. O tema do painel será: “O primeiro beijo em versos e imagens.”
- Aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, o professor dará uma atenção especial, fazendo intervenções para que esse aluno se envolva e interaja junto com os outros. Os poemas serão produzidos em duplas, onde o professor terá uma especial atenção na composição das duplas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário