quinta-feira, 20 de junho de 2013

Contribuição da ProfessoraSANDRA REGINA DESTRO DOMENEGUETTI ROMÃO


Tema: “Meu Primeiro Beijo” – Antonio Barreto (interdisciplinar)


Público Alvo:
Alunos do Oitavo Ano

Material:

- Gravuras com O beijo - Gustav Klimt, Beijo – Romero Brito e o Beijo Rodin
- Cópias do texto e cópias do poema baseado no texto de Clarice Lispector
- Folhas para desenhos dos alunos

Habilidades:

- Inferir e reconhecer os elementos da narrativa
- Produzir um texto poético
- Analisar e reconhecer as possibilidades do texto “visual”
- Distinguir e utilizar conceitos sobre as linguagens do desenho, da escultura e suas conexões       com as diferentes linguagens
- Transpor a linguagem verbal para o desenho
- Reconhecer características do gênero poético
- Reconhecer os elementos conotativos do texto
- Fruir esteticamente objetos culturais

Antes da Leitura:

- O professor instigará os alunos, com as seguintes questões:
  O que sugere o título do texto que vamos ler?
  Alguém aqui já deu seu primeiro beijo? Como foi?
  Qual seria a idade certa para se dar o primeiro beijo?

Buscando despertar o interesse da classe, o professor mostra algumas imagens relacionadas ao tema do texto:




                     
O beijo - Gustav Klimt             


Beijo – Romero Brito


Beijo Rodin

Questionamentos sobre as imagens:
Vocês conhecem essas imagens?
Já viram em algum lugar? O que sugerem? Qual delas vocês mais gostaram?

Durante a Leitura:

- Leitura compartilhada, fazendo intervenções e esclarecendo as dúvidas de vocabulário.

Questões propostas durante a leitura:
Quantos anos vocês acham que tem os personagens?
Onde eles estão no início do texto?
Como o personagem “Cultura Inútil” adquiriu os conhecimentos científicos sobre o beijo? (textos, internet, televisão...)
 Qual a reação da garota ao ver o “Cultura Inútil” sem óculos?

Depois da Leitura:

O professor propõe algumas questões de interpretação do texto para que respondam no caderno:

1) Qual o foco narrativo do texto? Comprovar com um trecho.
2) Por que a garota se refere ao garoto com os codinomes “Cultura inútil” e Paracelso”?
3) Quanto tempo teria durado o percurso do ônibus?
4) O que acontece com os personagens depois que descem do ônibus?
5) Os personagens , após a situação ocorrida no ônibus, iniciaram um namoro? Quanto tempo teria durado o relacionamento entre eles?
6) O texto pode ser considerado uma crônica? Por quê? 


- O professor apresenta o poema retirado do conto “O primeiro beijo” , de Clarice Lispector, lendo-o de forma bem expressiva:

Os dois murmuravam, conversavam. Tontos!

Era o amor...
A brisa fresca entra pelos cabelos longos finos, bate no rosto;
 Apenas sentir, quieto, sem pensar...

A sede começara, a garganta seca;
Na boca ardente, engulia-a lentamente...
Era morna, não tirava a sede
Que lhe tomava o corpo inteiro.

Sufocava, talvez minutos, apenas,
Sua sede era de anos...

O instinto animal, a curva...
Entre arbustos e de olhos fechados, entreabriu os olhos
E colocou a boca, colada, ferozmente no orifício:
Jorrava...

Desceu, escorrendo pelo peito até a barriga,
A vida havia jorrado.
Olhou-a nua.
Estava de pé, sozinho, coração batendo fundo...

A vida era outra, era nova,
O encheu de susto e também de orgulho;
Ele se tornara homem.

- Faz-se uma breve interpretação oral e esclarecimentos do vocabulário.

- Na sequência, o professor propõe que os alunos façam um poema com o tema dos textos lidos.

- Os alunos farão também uma produção artística relacionada ao tema. Aqui pode-se fazer um trabalho em conjunto com o professor de Arte.

- Os trabalhos serão expostos em um mural, onde os poemas e as imagens serão exibidos para toda a escola. O tema do painel será: “O primeiro beijo em versos e imagens.”

- Aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, o professor dará uma atenção especial, fazendo intervenções para que esse aluno se envolva e interaja junto com os outros. Os poemas serão produzidos em duplas, onde o professor terá uma especial atenção na composição das duplas.